sábado, 20 de setembro de 2008

12º FESC (1ª noite)

Olá caros amigos!!!

Estamos aqui pra resenhar sobre o maior festival de música de Gurupi. O FESC - Festival Estudantil da Canção (e que de estudantil não tem nada!!! já que conheço boa parte dos artistas que se apresentarão nas 2 noites e sei que poucos são estudantes!!!).

Pois bem, o que posso dizer da primeira noite... QUASE NADA!!!

Não entendí como um festival que já teve entre seus particpantes artistas como Chiquinho Chokolate, Paulo Albuquerque, Everton dos Andes (nesta 12ª Edição ele é jurado!) entre outros que são ícones da música popular tocantinense, NÃO teve sequer um artista a tal nível.

A apresentação de artistas sem experi
ência alguma mesclado a artistas já conhecidos nos barzinhos da cidade não proporcionou nada de interessante aos meus olhos!

Não sei se era o som mal regulado, o nervosismo (perceptível) dos participantes, maaassss, a noite foi deprimente!!

Na "categoria solo" nenhuma surpresa (agradável)... apenas alguns artistas medianos em meio a outros sem talento algum! SIM!!! sem talento algum!!!

Letras "pseudo-intelectuais" e músicas cantadas em "voz e violão" reinaram durante a 1ª noite nesta categoria. Confesso que cheguei a me irritar com tamanha canseira que os artistas estavam dando no público.

Já na "categoria banda" tivemos alguma surpresa!!!

A 1ª banda a se apresentar foi a banda gospel S'seis! ótimos músicos, no entanto já ví apresentações bem melhores deles!

a 2ª (Vinil Digital) e a 3ª banda (Tomarock) NÃO se apresentaram!! sequer deram as caras por lá!

E pra fechar (e salvar) a 1ª noite sobe ao palco a banda Nose Blend!

O que falar deles.. quando anunciados pela apresentadora do festival (ahh mulher analfabeta.. não existe "s" no vocabulário dela!!! "o vencedor irá ganhar o pr
êmio de 3 mil 'real'!", "os 'músico'!".. affff.. chegava a doer no ouvido!!)..

voltemos ao assunto...

... quando anunciados pela apresentadora, o público (na maioria jovens e adolescentes) se aproximaram do palco (até onde podiam, já que uma corda isolava a beira do palco, criando um espaço para os jurados assistirem as apresentações e deixando o público distante dos artistas) e simplesmente começaram a gritar o nome da banda e pedindo Rock'n Roll!!! \m/

Quando surge os primeiros acordes da guitarra do Reuel, a molecada já se prepara pra iniciar a roda!!! Quando entra a bateria e o baixo.. pronto!!! Começa o" bate-cabeça"... incendiados por mais uma apresentação bombástica do vocalista Ivano.. a galera simplesmente enlouquece, quem passava na rua parava pra ver o que estava acontecendo!

Nunca que uma banda de HC tinha se apresentado em público por essas bandas!

Gerando assim um espanto.. e arrancando elogios e críticas de quem estava no local!

Entre o público... alguns batiam palmas e gritavam.. outros balançavam a a cabeça em tom de negação! Os jurados gargalhavam e batiam palmas! (Queria imaginar o que passava na cabeça deles!! Depois de assistir tantas apresentações "mais ou menos" poder ver 4 jovens "incendiando" o palco e o público!)

Mas, o que é certo, é que a banda mostrou personalidade e carisma! já que depois de tantas apresentações chatas.. o "seu" público se mostrou fiel e permaneceu até o final da 1ª noite!

Já a opinião da Secretaria de Cultura de Gurupi sobre a 1ª noite foi categórica!

"- a 1ª noite revelou bons artistas!" e sobre o Nose Blend... "- Eles são um bando de loucos!!" e cai na gargalhada!!!

Espero que a 2ª noite seja melhor que a 1ª!! se não for... pelo menos sei que teremos "Nose Blend" mais uma vez! e a apresentação da banda "Engenho Novo" (que promete ser uma das revelações do Festival!)!!

Um abraço a todos.. e até o próximo post!!!

Nenhum comentário: