segunda-feira, 9 de março de 2009

[Resenha] FMI 2009

Nose Blend, um dos melhores shows da noite

"Tá muito louco!"

Talvez esta seja a frase mais ouvida durante a noite de sábado, dia 08/março/2009.. Noite em que ocorreu a 1ª Edição do Festival de Música Independente de Gurupi.

O evento que tinha por objetivo apresentar bandas com nomes conhecidos (porém por poucos vistos!) da galera e até mesmo das bandas da capital da amizade, foi considerado um sucesso pelo público, pela organização e pelas bandas, estas que "a parte" foram sensacionais!

Apesar de um pequeno atraso no início do evento, parece que este só serviu para aumentar a expectativa do público.

Para abrir o festival a apresentação de Estréia da banda Super Noise (convidada para substituir a banda Clamor), a banda que remete a um som alternativo/indie é formada por Reuel (guitarra/vocal), Bruno (bateria) ambos da banda Nose Blend e Kleverson (baixo). A banda mostrou em seu curto repertório uma forte influência de bandas como: Los Hermanos (inclusive fizeram um cover deles) passando por Silverchair e Queens of The Stone Age.

Fizeram um show "familia" onde todos assistiram comportados e demonstrando um sorriso de satisfação no rosto. É cedo para classificar as caracteristicas da banda, mas, alguns shows com certeza colocará o grupo entre os principais nomes do rock tocantinense.

Massaru, baixista do Revolcity

A segunda banda foi a Revolcity, a banda fez o que eu já esperava um Pop/Rock pra galera pular e se divertir. Nem muito pesado, nem muito leve. Nem muito rápido, nem muito lento. Tocaram cover do Raimundos e mostraram suas músicas próprias, bem melhor do que as "baladas chorosas" que eles lançaram no início da banda.

A banda ainda tem o que melhorar, mas, encontra-se no caminho certo. Mais ensaios e shows farão a banda evoluir e muito acrescentará a eles como artistas.

Léo, guitarrista do Discórdia

Logo após veio um dos melhores shows do festival, Discórdia. Com um heavy metal pra lá de organizado, a banda mostrou uma evolução supreendente em relação aos últimos shows que eu ví. Tocaram composições próprias que agradaram a galera do metal e ainda cover do Iron Maiden (Fear of the dark) e Pegasus Fantasy (abertura do desenho "Cavaleiros do Zodíaco").

Pra quem não esperava um ótimo show (isto me inclui), a banda mostrou a que veio, conseguindo trazer o público até então afastado do palco para a beira dele e firma seu nome entre as revelações do rock tocantinense.

A banda seguinte foi a miracemense Meros-Berros, ao subir no palco aos gritos de "chapinha" (apelido dado ao guitarrista da banda Cássio, quando alisou seus cabelos na última edição do Agosto de Rock) a banda mostrou o seu carisma e uma boa interação com o público, ao brincar com o público sobre o fato.

Fizeram um show onde conseguiram manter o público a beira do palco e outros na "rodinha punk". A banda mandou um som que me lembra o punk rock (dançante) dos anos 80, com influências de Inocentes e Plebe Rude. Mais um excelente show na noite.

Ivano, vocalista do Nose Blend

A quarta banda é a gurupiense Nose Blend (sim! sou baixista dela e mesmo assim resenharei sob minha ótica), ao subir no palco mais pessoas se aproximaram, já esperavam aquela "algazarra" que sempre é feita nos palcos por onde passamos. E com certeza... NÃO foram decepcionados! Podem até me chamar de pretencioso, mas, fico na dúvida se este não foi o melhor show do evento!

Mais uma vez o instrumental saiu demais (apesar do som começar a falhar um pouco!) e o Ivano é um caso a parte, já fica até chato falar da performance dele. Parte do público que estava a beira do palco, já não se encontrava mais lá. E sim, em cima dele! Cantando nos microfones, fazendo backing vocals e até mesmo roda e montinhos lá em cima. Sem dúvida uma apresentação que provocou êxtase em todos que alí estavam.

Mata-Burro no palco

Para continuar a festa sobe ao palco os palmenses do Mata-Burro, não deixaram a galera esfriar e no comando de Ithalo (nosso querido Kid Kodó! xD) tocaram porrada atrás de porrada. Para mostrar o quão "porrada" estava o show, tinha gente de capacete na roda! (colocaram de brincadeira é claro!) Mas, simplesmente um (senão o ..) dos melhores shows da noite!

A banda que está com uma pegada mais trash e uma pitada menos hardcore, simplesmente foi um dos pontos altos do festival!

A banda seguinte seria o Territorial, banda de Araguaína que não compareceu, devido à algum problema com o guitarra/vocal Bruno, problema este que não foi explicado à organização do evento. Por isso não podemos argumentar o que ocorreu.

Jefão (guitarra) e Thiago Play (bateria) do CritícosLoucos

Assim, chega a vez da outra banda palmense CriticosLoucos, talvez o maior nome do rock tocantinense neste momento. Lançou CD e clipe "recentemente" (leia-se ano passado!), tem passagem por todos os maiores festivais do estado e é considerado um dos melhores shows do Tocantins.

A banda subiu ao palco o público formado principalmente por adolescentes (com hora pra chegar em casa!) estava começando a ir embora. Porém, os mais animados (e que animação!) ficaram até o final e participaram ativamente do show. Os critícos liderados pelo vocalista Alan mandaram aquele show pesado e que fez o público presente bater cabeça literalmente (tanto é que estou com um corte na boca! hauihaouia). Mais um grande show da banda e que só fez acrescentar ao festival.

E pra fechar o festival sobe ao palco os gurupienses do Piratas, banda de Hard Rock influenciada fortemente por Motorhead. O trio composto por Gustavo (baixo), Diogo (bateria/irmão do Gustavo) e Adailt(s)on (guitarra/não lembro o nome dele direito!) fizeram um show pra poucas pessoas (na maioria amigos), porém, fiéis! O público permaneceu a beira do palco cantando as músicas da banda e curtindo o show. Eles que estão sendo tratados como revelação, ainda tem bastante a evoluir, mas, eles são garotos novos e se o tempo ajudar serão também um dos grandes nomes do estilo no estado.

Assim foi o Festival de Música Independente 2009.

Quem foi curtiu! Quem não foi... vai ouvir falar muito bem!

22 comentários:

Anônimo disse...

O festival foi bem legal mesmo. Discórdia arrasou lá :D, eu esperava que o HP cantasse ' por um olhar ', mas não rolou, e acho que nem rola mais ^^.
Piratas tem um som que, digamos ' anima '. Ówn Motorhead *o*

Sem dúvida foi meu melhor aniversário.

Aguardo o próximo FMI \o/

Janaíne Paiva disse...

olha sinceramente

IUHDGUIAHIUGHUISG

foi bom :) mas vc thiago resenhando exagera um pouco, mas só um pouco :*

TO no underground disse...

aí saber ser besta! ¬¬

HIUAOHIHAUUAi

Anônimo disse...

nose blend foi uma merda¬¬...

Lidiane Moreira disse...

Resenha bem cronológica...

Apenas uma ressalva, falta o crédito nas fotos!

Anônimo disse...

Quando o trem é bom, diga apenas que foi bom. Resenha se fala como foi com visão critica, isso aí é um texto.
Mas o que eu fiquei sabendo sobre o que repercutiu em palmas, é que foi mto bom. Já parabenizei o organizador.
Sucesso pra proxima, e assistimos de longe orgulhosos a formação de uma cena paralela a palmas em Gurupó.

Anônimo disse...

putz! "Digitou poco, mas digitou muito"
resenha bem camarada...
concordo contigo NOSE BLEND ENDI KILL ASS, foram as melhores bandas a orquestrarem essa noite de música erudita....
rssssssssss
vlew

Anônimo disse...

Uma resenha feita pelo cara que organiza o festival, que toca na banda que participa do festival...imparcialidade? modéstia? Bom senso? Senso crítico?...Tudo isso passa longe... kkkksrsrsrskkk.. só falta falar bem das maravilhosas músicas postadas na net! O que é aquilo?

Anônimo disse...

Tava demorando pra um anônimo aparecer...hauiaaiahiauiha...
"imparcialidade? modéstia? Bom senso? Senso crítico?...Tudo isso passa longe... kkkksrsrsrskkk."e quem aqui falow que existe isso...rs...As músicas postadas na net são muito boas...há quem goste.Me passa o link pro teu blog, anônimo falador...dá as caras...te dou uma porrada seu vagabundo...covardão...=*

Daniel S. C. Silva disse...

O Thiago tá certinho em fazer resenha do próprio festival. Até hoje lamento que com 600 pessoas, não teve um filho da puta que pudesse resenhar o Empolgai, festival que organizei em outubro no Tendencies. Mas então faz assim anônimo, ao invés de desperdiçar comentário criticando que ele resenhou o próprio festival, leia a minha resenha sobre o festival e faça um volume nos comentários, tudo bem? ;)
http://nausearreia.blogspot.com/

Anônimo disse...

oi rapaziada
parabens pela força e pela organização!
Sou o guitarrista de uma banda chamada Instiga - somos de campinas-sp
Se puderem, escutem nosso último disco o "Tenho uma banda"
grande abraço!
Chris

TO no underground disse...

Será que esse pessoal que fala mal não leu a parte do "sim! sou baixista dela e mesmo assim resenharei sob minha ótica" ou a parte do "Podem até me chamar de pretencioso"???

o FMI teve um pqno destaque no jornal Stylo (Palmas).. E nos diversas sites que cobrem a cena no TO.. isso é prova do que o trabalho feito tá sendo reconhecido!

Felizmente não precisamos de comentários anônimos pra vivermos e continuarmos o nosso árduo trabalho!

G disse...

Po cara liga pra isto naum , cara anonimo e uma merda msmo , tu falou nda dmais msmo naum , NB arrebentou , como todas as bandas do Fest que tbm arrasaram!!!!

Anônimo disse...

o festival foi otimo! todas as bandas! + essa resenha qrendo ser o entendido de tudo eh foda irmao! criticar desse tanto pra q????

nem mata burro nem nose! a melhor foi discordia!

sua critica thiago mostra o qnto vc nao qr q as pessoas cheguem longe, vc eh escória!


do +! otimo festival e as bandas fizeram a empolgaçao da galera!!!
a organizaçao do thiago foi perfeita! esperamos varios festivais!!!

TO no underground disse...

Anônimo "na boa"..

1º - Pq vc não mostra quem é? tá com medo d q?

2º - Pq vc não cria um blog pra vc e mostra suas opiniões?

3º - Minha opinião diverge da sua, acho que foi o melhor show do Discórdia em todo a sua existência! mas, tem mto a melhorar pra chegar ao nível das bandas ao qual eles almejam ser!

Sendo assim... não precisa esconder a cara atrás de um anônimo, se tiver algo a manifestar chega e fala covarde!

Unknown disse...

o.O

Unknown disse...

Ow anonimo ... vê se mostra a cara e fala menos besteira ...

Children of the Grave disse...

1. naum to afim! nao tenho medo de merda...

2.tbm naum to mto afim naum.

3.Realmente foi o melhor show deles. eles estao longem do que querem ser, concordo! Mas a nose blend ta mto longe de ser o que acham q São! mto pior ne??

meu irmão seu senso critico é um lixo! sempre colocando o seu churrasco na melhor brasa, e os outros?? ficam a merce de seus comentarios ridiculos???
Suas palavras aki so reforçam o ego da sua mediucre panela mas nao atinge os seres superiores, coisa q vc nunca vai endender.


quer aparecer maluco, cresce primeiro!

Children of the Grave disse...

AAAAAHHHHHHHH eu sou esse ultimo anonimo ai! ou outro la de cima nao sou eu!! auahauahauahau!!!

parece que nao é apenas eu! auahauahauahau!!!

TO no underground disse...

hmmmmm.. parabéns!

criou um blog??

agora expõe a cara!

vc leu a resenha do nausearréia? viu o q ele falou sobre o Nose Blend? Toca das Tribus? viu os convites que o NB tá recebendo!?

é.. parece q não sou só eu q tô vendo o crescimento da banda!

Seu senso crítico é bom? pq não cria um blog, zine ou qualquer coisa pra expressar as suas opiniões!?

se falar mal de mim te faz bem.. é assim mesmo.. tem gente que só "consegue" crescer tentando rebaixar aos outros!

masss.. coragem de dá a cara pra bater já ví q vc não tem! então.. o q esperar de um cara como vc!?

Children of the Grave disse...

a qstao q eu disse aqui nao é essa cara! resumindo eu quiz dizer pra vc deixar de puxar o proprio saco e parar de falar mau das outras bandas!

ta bom, pode puxar o proprio saco + rebaixar os outros isso nao cabe a ninguém!

"se falar mal de mim te faz bem.. é assim mesmo.. tem gente que só "consegue" crescer tentando rebaixar aos outros!"

eu nao qro crescer nao cara, eu so achei injusto suas palavras na resenha, e la qm tava rebaixando os outros nao era eu!

deu pra entender agora a traduçao de tudo o que disse ou vc qr q eu desenhe???

TO no underground disse...

Só te digo uma coisa..

"eu nao qro crescer nao cara, eu so achei injusto suas palavras na resenha, e la qm tava rebaixando os outros nao era eu!"

Se achou injusto pq não cria seu blog e resenha vc mesmo!? é incapaz disto? se vc tem tempo de vir aki pra falar q eu tô me "super-valorizando" e rebaixando os outros.. deve ter tempo de sobra!

E outra.. deixei bem claro.. Num existe ngm aki pra resenhar! Então eu mesmo resenhei a meu ver! Gostei do show do Mata-burro e do Nose Blend.. pra mim foi uma energia expetacular!

E não falei mal d ngm! ao contrário.. recebí comentários de gente que tem coragem de dá a cara pra bater.. q eu até alisei algumas bandas.. Se num concorda com o q eu falo que se foda..

e pq não aparece? tá se escondendo d q? na NET é todo mundo mto corajoso pra se esconder atrás de um perfil fake!